Sarva Dharma

Qual é o significado da vida? Para que vivemos e lutamos? Nossas vidas serão superficiais e vazias se formos educados apenas para sermos especialistas, eruditos mergulhados em seus livros ou para nos tornarmos pessoas eminentes, exercendo um maior domínio sobre os outros, ou para conseguirmos os melhores empregos, sendo mais eficientes

Segundo Sathya Sai, a finalidade da educação é formar o caráter das pessoas, fazendo com que elas reconheçam sua verdadeira natureza humana, desenvolvendo suas boas qualidades.

A compreensão do que realmente somos, na essência, nos traz grande alegria, gera um sentido de unidade com o todo e nos faz agir sempre pensando nas consequências dos nossos atos e na felicidade de todos. Esse deve ser o papel da educação.

Sathya Sai propõe cinco valores humanos “absolutos”: verdade, retidão, paz, amor e não violência, sendo que a cada um deles corresponde uma enorme quantidade de valores relacionados. Como eles fazem parte da natureza humana, deve-se admitir que, primeiro, todos os seres, sem uma única exceção, os possuem e, segundo, os valores humanos não são algo a ser ensinado, mas sim expresso, preservado e cultivado nas crianças, jovens e adultos.