Projeto Primeiro Passo – 2015, Salvador, Bahia

A EDUCAÇÃO EM VALORES E O PROJETO PRIMEIRO PASSO

O Núcleo de EVH do Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos de Salvador foi convidado pelo Projeto Primeiro Passo da Usina Termoelétrica Celso Furtado, localizada na cidade de São Francisco do Conde, Bahia, para a realização de uma Palestra de Abertura e Sensibilização em EVH e para um Circuito de Oficinas de Educação em Valores Humanos. A palestra já ocorreu no último dia 10 de abril, enquanto as Oficinas, a serem realizadas com a 5ª Turma do Projeto Primeiro Passo, começarão a partir de 17 de abril próximo.

OS OBJETIVOS

O Projeto Social de Qualificação Profissional – Primeiro Passo tem como objetivo capacitar jovens oriundos do município e que se encontram em situação de vulnerabilidade social, preparando-os para a inserção no mercado de trabalho. O objetivo é dar a estes jovens formação técnica básica, para que consigam o primeiro emprego, além de rever conceitos relacionados ao comportamento pessoal e de trabalho em grupo.

A SUSTENTABILIDADE

O projeto é gerido pela própria Usina Termoelétrica Celso Furtado e uma exigência para funcionamento da mesma, de modo a trazer benefícios para a comunidade local. Essa Usina fornece energia para a Refinaria Landulfo Alves (RELAN). Os recursos para o projeto Primeiro Passo são repassados pela Petrobrás.

OS PARTICIPANTES

A turma é formada por 20 mulheres e 2 homens. Os orientadores atuais são oriundos das primeiras turmas formadas. Para esta turma, que é a 5ª Turma do Projeto, a formação técnica será de Técnico de Refrigeração Industrial, a ser aplicada pelo Senai no 2º semestre deste ano.

A COORDENAÇÃO DAS OFICINAS

A implementação das Oficinas é uma das atividades do Núcleo de EVH do Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos de Salvador para os meses de abril e maio deste ano, sob a coordenação de Cláudio Pondé Avena.

 

A PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS

10/04/2015 – Palestra de Abertura e Sensibilização em EVH;

17/04/2015 – Oficina sobre o Valor Verdade, com as participações de Cláudio Avena e Joina Maria;

24/04/2015 – Oficina sobre o Valor Retidão, sob a coordenação de Ana Paula;

08/05/2015 – Oficina sobre o Valor Paz interior, sob a coordenação de Jerusa Ferreira;

15/05/2015 – Oficina sobre o Valor Amor, sob a coordenação de Lírian e Antonio;

22/05/2015 – Oficina sobre o Valor Não violência, sob a coordenação de Dora, e encerramento dos trabalhos.

 

Educação em Valores Humanos Educação em Valores Humanos Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos Educação em Valores Humanos