XI Congresso Nacional de Educação em Valores Humanos, 2016

DISCIPLINA: BUSCA DA AUTONOMIA

Dias 21 e 22 de abril, 2016 (5ª e 6ª feiras) – Feriado de Tiradentes

 

Por Rodrigo Bicalho

Prezado(a) Amigo(a),

O Congresso Nacional de Educação em Valores Humanos está se aproximando! A programação está realmente muito especial. Além das apresentações e debates, cada participante poderá participar de duas oficinas, que serão realizadas no 2º dia, 6ª feira, pela manhã, sendo a primeira oficina das 8h45 às 10h15 e a segunda oficina das 10h30 às 12h15. Você poderá fazer a escolha no cadastramento inicial ou nos intervalos da programação do primeiro dia de Congresso.

Veja abaixo e já vá pensando sobre suas duas opções:

OFICINA 1

“Música e Valores Humanos”

Coordenação de Arthur Drischel, Indaiatuba, SP

A oficina foi idealizada para que os participantes possam agregar elementos rítmicos e sonoros em suas práticas profissionais pelo método direto ou indireto na Pedagogia proposta pelo Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos. Serão abordados os Quadrados Rítmicos em Valores e a Composição Planimétrica, como resultado das oficinas de música experimental.

 

OFICINA 2

“Conhecendo a Mente para Vivenciar a Paz Interior”

Coordenação de Inez Cabral, Fortaleza, CE

O que chamamos Mente nada mais é que o conjunto de sentimentos e pensamentos gerados a partir das respostas emocionais e da intuição. A Paz Interior está relacionada com a Mente Subconsciente e suas respostas emocionais. Compreender o funcionamento da mente, principalmente do subconsciente, é essencial para usá-la corretamente e controlá-la, colocando-a a serviço de nossa evolução e aprendizagem para vivenciarmos a verdadeira Paz!

 

OFICINA 3

“Aprofundamento de EVH”

Coordenação de Dalton Amorim, Ribeirão Preto, SP

Nos cursos introdutórios, são comentados os aspectos mais gerais de Educação em Valores Humanos, como a existência de cinco valores universais e da disponibilidade de cinco técnicas ou estratégias pedagógicas que permitam que os alunos tenham uma experiência pessoal e construam seu próprio ponto de vista sobre os valores. Nesta oficina, é feita uma discussão mais aprofundada sobre a natureza do Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos, a natureza dos valores humanos e o significado mais profundos desses valores ou aspectos da condição humana, com suas implicações para a dinâmica da educação escolar.

 

OFICINA 4

“Jogos Cooperativos”

Coordenação de Maria de Fátima Mendonça, Salvador, BA

Os jogos cooperativos na educação e em diversas áreas da atividade humana podem contribuir para o desenvolvimento da Cultura da Cooperação, da Unidade e da Consciência Grupal. Esta oficina abrangerá alguns subsídios teóricos para trabalhar com os jogos, atividades e dinâmicas em grupo, seguida de aplicações práticas direcionadas à construção da atitude cooperativa e da autonomia.

 

OFICINA 5

“Comunicação Não Violenta”

Coordenação de Tereza Cristina Thomaz Farias, Pelotas, RS e Marcia Mariano Naimayer, Porto Alegre, RS

Noções básicas de Comunicação Não Violenta, por meio de vivências teóricas e práticas. Trata de habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade do ser humano, mesmo em condições adversas, de manter uma conexão com empatia na relação com o outro. Com a reformulação da maneira pela qual nos expressamos e ouvimos os outros, percebemos os relacionamentos por um novo enfoque. Baseada nos ensinamentos de Marshall Rosenberg.

 

OFICINA 6

“Sustentabilidade do Planeta e Valores Humanos”

Coordenação de Aparecida Fonseca, São Paulo, SP

Esta oficina tem como objetivo fornecer aos participantes subsídios teóricos e práticos a respeito da importância da Educação em Valores Humanos para alcançarmos a Sustentabilidade Planetária, partindo da ação individual para o coletivo.

 

Mais informações e inscrição para o Congresso, clique aqui: Ficha de Inscrição