PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO, 2015 – MG

A Escola Sathya Sai MG alia a educação formal ao Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos – PSSEVH, ensinamentos na forma dos cinco Valores Humanos: Verdade, Retidão, Paz, Amor e Não Violência – promovendo, assim, a educação que vem de dentro.

Escola Sathya Sai de Minas Gerais

A Escola e os seus Valores

A Escola é gratuita e se sustenta através de doações financeiras, trabalho de voluntários e do apoio da Prefeitura de Brumadinho que colabora com a merenda, transporte e salários de alguns funcionários.

Seu objetivo é cultivar nos alunos a compaixão, cooperação, determinação, disciplina, gratidão, respeito e solidariedade, além de estimular a cultura local e o conhecimento de atualidades.

Seu maior compromisso é com o caráter, definido como a unidade entre pensamento, palavra e ação. Neste processo, a autotransformação é fundamental para as tarefas e ações na Escola. Isto exige de todos, voluntários, pais e professores diretamente envolvidos, perseverança, determinação, constância e dedicação diárias. Neste sistema educacional, a educação é para a vida e não para um meio de vida e o professor é um modelo de excelência humana. Acreditamos que esta tarefa ajuda a trazer paz ao mundo através da educação das crianças.

As crianças acompanham este ambiente, demonstram progressos em seu comportamento e atitudes e têm servido de canais de transformação na própria família.

A meditação e a oração como forma de conexão com o Deus interno

Desta forma, o enfoque da Escola é o desenvolvimento integral do ser humano, cujos princípios são orientados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pelo PSSEVH, que estão também em sintonia com os quatro pilares propostos para a educação no século XXI pela UNESCO:

Aprender a Conhecer; a Fazer, a Ser e a Viver Juntos é seu Objetivo Geral:

Em 2015, a Escola Sai MG inaugurou o Ensino Fundamental com uma turma de 1º Ano, 6 anos de idade, e está atendendo, na outra turma, crianças a partir dos 3 anos de idade, no ensino infantil. Trabalha com turmas multisseriadas e com o número máximo de 18 alunos em cada. As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h30min.

Turmas:

1) Maternal e 1º Período do Ensino Infantil;

2) 2º Período Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental.

 

ATIVIDADES DIÁRIAS:

– Maternal e primeiro ano infantil:

Assembleia diária; Areia; Artes; Expansão; Merenda; Recreio; Atividades de criação, desenvolvimento cognitivo e linguagem; Atividades pedagógicas; Atividades de Valor, Rotina.

– Segundo ano infantil e primeiro ano fundamental:

Assembleia diária, Atividades lúdicas executadas com recursos didático-pedagógicos para o desenvolvimento de conceitos matemáticos, de linguagem e conhecimentos em Estudos Sociais, Ciências e Cidadania, distribuídos e correlacionados na carga horária diária.

Com esta dinâmica, além de mantermos as crianças motivadas, respeitamos o tempo de concentração adequado a cada idade, formamos hábitos, valores e levamos as crianças a construir e internalizar seu aprendizado.

Importante ressaltar que VALORES é o ponto principal a ser explorado em qualquer atividade, qualquer que seja o assunto e em qualquer horário. 

 

RECURSOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS:

1 – Projetos Pedagógicos:

O objetivo do desenvolvimento de projetos é relacionar todos os trabalhos da Escola, durante o período previsto, envolvendo não apenas a família como toda a comunidade, de forma a desenvolver uma posição crítica através da interiorização de conceitos e conhecimentos.

A Escola desenvolve dois projetos pedagógicos anuais, cada um com duração semestral. Em 2015, serão trabalhados a Água, no 1º semestre, e o Lixo, no 2º semestre. Ambos, com enfoque no meio ambiente.

 

Projetos Pedagógicos – 2015

A -. A Água:

Escola Sathya Sai de Minas Gerais

Água: fonte da vida

Início: 6/04       Término: 30/06

Introdução:

A formação de novos hábitos para a utilização deste recurso tão essencial inclui um extenso e vasto trabalho de conscientização Escola X Família X Comunidade.

Justificativa:

A Escola Sathya Sai MG, por respeito e amor à Natureza, desde sua fundação, desenvolve a consciência contra a má utilização e o desperdício da água, assim como sua reutilização em todos os sentidos.

Objetivos:

– Formar cidadãos com novos hábitos e costumes;

– Desenvolver uma consciência sustentável;

– Conhecer todos os aspectos da água e suas relações.

Desenvolvimento:

Pesquisa em casa, aula expositiva, filmes, vídeos, excursões, intertextualidade: histórias, ciências, estudos sociais, português e matemática.

Avaliação:

Os alunos serão avaliados através de seu desempenho, participação, pesquisas e produção de materiais.

 

B-. O LIXO

Lixo ou resíduo reaproveitável?

Início: 17/08                          Término: 11/12

Introdução:

A produção de lixo tornou-se, nos dias atuais, um dos grandes problemas da humanidade. Para resolvê-lo, além da tomada de medidas pelos órgãos governamentais, faz-se necessário proceder uma grande mudança nos hábitos, além da formação de uma nova consciência por parte dos homens.

Justificativa:

A Escola Sathya Sai MG, por respeito e amor à Natureza, desenvolve um rígido controle de reciclagem e acomodação do lixo que produz, além de formar a consciência sobre o não consumismo, buscando o abandono ao supérfluo.

Objetivos:

– Formar cidadãos com novos hábitos e costumes;

– Desenvolver uma consciência sustentável;

– Ampliar as informações relacionados à produção, consequências e reciclagem do lixo.

Desenvolvimento:

Pesquisa em casa, aula expositiva, filmes, vídeos, excursões, intertextualidade: histórias, ciências, estudos sociais, português e matemática, sobre o consumo e a produção do lixo, tipos de lixo (industrial, hospitalar, residencial, tóxico, orgânico, reciclável).

Mostrar, em todas as oportunidades, a importância do trabalho que a Escola desenvolve nesta área.

Avaliação:

Os alunos serão avaliados através de seu desempenho, participação, pesquisas e produção de materiais.

 

2 – Atividade Experiencial

Escola Sathya Sai de Minas Gerais

A participação proativa no desenvolvimento escolar

Serão realizadas duas Atividades Experienciais no ano, uma em cada semestre, seguindo orientação do Instituto Internacional de Educação Sathya Sai, Mumbai. Estas atividades são extremamente ricas, trabalhando todos os níveis de consciência da criança e suas conexões sociais, ambientais etc. A Aprendizagem Experiencial é uma aproximação “integral” do ensino. Promove integração ao mesmo tempo em que elimina as barreiras específicas das matérias. Envolve todos os alunos da sala de aula; a abordagem estimula a autoconfiança e autossatisfação naqueles que participam. O equilíbrio entre adquirir e organizar informação do mundo externo e do mundo interior é facilitado quando a aula se converte em um laboratório prático para a exploração, sob a cuidadosa orientação de um professor formado para este fim. Iniciamos esta proposta em abril de 2012, que começa com o pensamento radiante, onde as crianças democraticamente escolhem o tema.  Como nossas crianças tinham entre 3 e 5 anos e não sabiam ler, as palavras que diziam eram associadas a gravuras que recortam e colam no quadro. Depois elas são classificadas em temas afins e, em grupos, os alunos se dedicam aos temas. Novas palavras surgem e vão sendo acrescentadas ao quadro inicial. No encerramento, o conhecimento foi muito expandido e são feitas apresentações diversas com a presença dos pais. Neste ano de 2015, as do fundamental já escreverão as palavras.

As crianças aprendem melhor quando participam ativamente do processo de aprendizagem. Elas assimilam mais o que experimentam diretamente. Podem recorrer ao próprio conhecimento. Quando as crianças se limitam a escutar, a assimilação é de apenas uns 20%, enquanto que, quando se envolvem ativamente e expressam o que compreenderam, a assimilação é de 70% ou mais.

 

3 – Unidades de Estudo

Escola Sathya Sai de Minas Gerais

9 de agosto: dia Internacional dos povos indígenas

Tais unidades consistem em trabalhar de forma integrada os assuntos relativos às datas cívicas, folclóricas e comemorativas decorrentes do universo histórico / cultural em que estamos inseridos, além dos temas pertinentes a assuntos considerados de cultura geral ou conhecimento científico, sempre sobre assuntos reconhecidos como de notório interesse. As atividades incluem ações extraclasse, onde contamos com o envolvimento familiar, além de trabalho conjunto de toda a turma e pessoas envolvidas no processo. São apresentados materiais informativos e de pesquisa, além de elaborados trabalhos que integram o conjunto de material desenvolvido pelas crianças que formarão os álbuns, portfólios, decoração e itens que servirão como instrumento de avaliação de desempenho individual e grupal.

Em 2015, trabalharemos as seguintes UEs:

Fevereiro: Minha casa, Minha Escola, Carnaval.

Março: Água, Mestre/Jesus, Páscoa, Outono.

Abril: Estações do ano, Água, Índio, Árvore, Tiradentes.

Maio: Dia do Trabalho, Dia das Mães.

Junho / Julho: Inverno, Alimentos, Encontro da Colheita

Agosto: Dia dos Pais; Índio (9/08 Dia Internacional dos povos indígenas), Folclore.

Setembro: Nossa Pátria/Independência do Brasil, Primavera, Encontro da Família.

Outubro: Crianças/N. Sra. Aparecida, Profissões/Professor.

Novembro: Proclamação da República (15/11), Dia Nacional da Consciência Negra/Escravatura. Dia Internacional do Doador de Sangue/Voluntário.

Dezembro: Natal (Nascimento de Jesus), Família, Encontro de Natal e Formatura.

 

4 – Serviço Amoroso

Escola Sathya Sai de Minas Gerais

A Religião do Amor

Realizamos duas atividades anuais de Serviço Amoroso à sociedade. Compõem-se de visitas a doentes, idosos, entrega de alimentos aos necessitados etc. Fundamental dentro do PSSEVH, esta atividade desenvolve uma enorme gama de Valores nas crianças, como compaixão, solidariedade, tolerância etc. Semanalmente realizamos uma atividade de Serviço Amoroso de apoio ao meio ambiente, como a coleta de lixo jogado nas ruas.

 

5 – Festas Cívicas ou Folclóricas

Patriotismo e Civismo: valores relativos ao valor fundamental “Não Violência”

As festas do calendário nacional e ligadas à cultura local, com cunho religioso ou não, propiciam um amplo campo de trabalho que se expande além da Escola, como resgate da cultura indígena, danças sagradas, figuras mitológicas, respeito e reverência aos ancestrais. Festividades em que os pais ajudam a confeccionar trabalhos, concatenando os Valores Humanos, respeito às diferentes crenças, culturas e modo de vida de cada reino; a gratidão profunda à “Mãe Natureza” promove o extremo zelo e respeito a tudo.

O conhecimento científico socialmente construído e acumulado historicamente é um campo vasto de pesquisas e inquirições que é estimulado nas crianças através de lendas, mitos e conhecimentos cotidianos.

Semanalmente há o horário cívico, com o hasteamento das bandeiras do Brasil e da Escola e o canto de seus respectivos hinos, instigando o patriotismo, o respeito, a gratidão, a prontidão e disciplina.

 

6 – Conteúdo programático em Valores

Neste planejamento define-se o trabalho específico com valores e subvalores semanais, que não restringem a introdução e exploração de todos os demais e não programados que se apresentam durante o dia escolar. O conteúdo mensal é distribuído semanalmente.

Iniciamos o dia com a Assembleia Diária de 30 minutos, onde realizamos a Meditação na Luz, Orações, Cantos Grupais e é contada uma História em Valores, ou dos Elementos ou de um Mestre ou figura exemplar da Humanidade. Esta atividade é vista como de extrema relevância dentro da proposta diária e conta com a participação de todo o Corpo discente, docente, técnico e administrativo da Escola.

As atividades são intercaladas durante todo o dia entre momentos expansivos e introspectivos.

 

7 – Conteúdo do Núcleo comum e Diversificado definidos mensalmente e com distribuição semanal

Este conteúdo consiste em dar atendimento às normas curriculares do MEC exigidas para todos os estabelecimentos de ensino regular do país – PCNs. Nesta Escola, o conteúdo programático é desenvolvido semanalmente, levando-se em conta o previsto na Grade, controlando-se o desempenho da turma no transcorrer das atividades, uma vez que priorizamos os aspectos qualitativos da aprendizagem em detrimento aos quantitativos.

 

8 –  Reuniões em Valores com Pais

Valores Humanos: conjunto de virtudes que compõem a essência do ser humano.

Consistem em reuniões mensais, que buscam maior entrosamento entre família e Escola, além de promover um maior entendimento e participação das famílias com a proposta de Valores do Programa de Educação Sathya Sai, através de vivências e dinâmicas em valores.

 

9 – Aulas Especializadas semanais, ministradas por profissionais da área como Yoga e Capoeira. 

Objetivos: Atender as necessidades de desenvolvimento físico, emocional, espiritual e psicomotor dos alunos, através de atividades de ginástica, esportes e jogos. As crianças recebem também aulas em educação física dadas pelas professoras com orientação de um profissional da área de Educação Física.

 

10 – Encontros da Escola (extraclasse)

Escola Sathya Sai de Minas Gerais

Mãos que servem…

Realizamos 4 Encontros na Escola, aos sábados, onde alunos, pais, famílias, corpo administrativo e docente, voluntários, comunidade e convidados comparecem e os Valores são trabalhados através de dinâmicas, histórias, teatros etc.

São eles: Encontro da Transformação, da Colheita, da Família, do Natal e Formatura.

 

11 – Reuniões Pedagógicas bimestrais com os Pais

Contam com a participação do professor da turma e supervisora pedagógica, onde são expostas as questões apresentadas pelas crianças durante o transcorrer do período escolar em pauta, assim como são tiradas as dúvidas e ouvidas as sugestões das famílias.