Educação para a Paz e Não Violência

Autora do Projeto Educação para a Paz e Não Violência

Profª. Francisca Gomes

Francisca Gomes é professora das turmas do 5º Ano B, atua nos períodos da manhã e tarde da Escola Municipal Santos Dumont, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza, no estado do Ceará. A sua vida, portanto, é “educação em tempo integral”.

Mas a profª. Francisca Gomes não somente exerce sua preciosa profissão; ela tem sonhos – muitos sonhos – como, por exemplo: quer desenvolver uma cultura de Paz e Não Violência na Escola e fora dela; quer, também, envolver todos os membros de sua Escola na promoção de uma cultura de Paz e Não violência no ambiente escolar; quer desenvolver uma consciência ambiental para a preservação da natureza e dos seres vivos; quer estimular todos os alunos à prática do bem e da solidariedade em favor dos semelhantes, dos animais e do meio ambiente; quer, finalmente, formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres em relação ao planeta e a todos os seres com uma participação efetiva de todos os responsáveis. 

Assim, mãos à obra, e a profª. Francisca, com lápis, papel e muito amor, buscando efetivamente a concretização dos seus sonhos, elaborou 24 (vinte e quatro) ações para serem desenvolvidas de forma interdisciplinar com a participação de toda a comunidade escolar e responsáveis pelos alunos no decorrer de um ano letivo. Assim nasceu o Projeto Educação para a Paz e Não Violência, cujo objetivo é desenvolver em todos os educandos valores relativos à paz e à não violência através de experiências significativas para a vida de todos os seres e do planeta.

Conheça você também os sonhos e metas de Francisca, professora e formadora de caráter. Construtora e partícipe na formação de cidadãos conscientes e responsáveis por seus direitos e deveres em prol de um mundo melhor: clique aqui e conheça o Projeto Educação para a Paz e Não Violência.