CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DO PROGRAMA SATHYA SAI DE EDUCAÇÃO EM VALORES HUMANOS – De 28 de fevereiro a 21 de novembro de 2015

A verdadeira educação deve permitir que uma pessoa utilize o conhecimento que adquiriu para enfrentar os desafios da vida e para fazer todos os demais seres humanos tão felizes quanto possível.” Sathya Sai

 

XVI CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DO PROGRAMA SATHYA SAI DE EDUCAÇÃO EM VALORES HUMANOS, 2015

INÍCIO: 28/02/2015.

TÉRMINO: 21/11/2015.

DIA DA SEMANA: aos sábados.

HORÁRIO: de 9 às 16 horas.

CARGA HORÁRIA: 360 horas.

ENDEREÇO: rua do Bosque, 405 – Barra Funda – São Paulo/SP – Cep 01136-000.

NOME DO RESPONSÁVEL: Lia Mara Novaes.

APOIO: Marcos C. Gomes / Gilberto J. V. Barbosa.

E-MAIL: liamaranovaes@hotmail.com

 

Conteúdo Programático

§ 1. Educação, PSSSEVH e Valores Humanos (o significado mais profundo dos valores; Verdade, Amor, Retidão, Paz Interior e Não violência; a relação entre esses valores e o mundo interno do ser humano: corpo físico, ego, mente, discernimento e consciência).

§ 2. Papel do Educador, Diagnóstico do Educador e os Valores Humanos.

§ 3. A Ética e a Escola.

§ 4. Proposta de EVH e a Prática Escolar

  • O educador e a excelência na elaboração das aulas. Incorporando valores humanos (a utilização das técnicas no método indireto: harmonização, citação, história, canto grupal e trabalho em grupo);
  • A inclusão, as dificuldades de aprendizado e EVH;
  • Como trabalhar com projetos pedagógicos e valores humanos;
  • Como a educação em valores humanos pode auxiliar na resolução de conflitos em sala de aula? Mediação de Conflitos;
  • Equilíbrio das emoções e o uso do tempo;
  • A cultura de consumo e a sustentabilidade. A criança  e o consumo, as questões éticas. O limite aos desejos  quanto ao consumo e quanto ao adequado uso do dinheiro;
  1. Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e Educação em Valores Humanos;
  2. A Constituição, o Professor, a Legislação e EVH (O ECA: direitos e deveres; Os PCNs e EVH;
  3. EVH, Escola e Família.

§ 5. Estudo das Pedagogias e EVH

  • Waldorf, Montessori, Paulo Freire, Edgar Morin, Freinet e outros.
  • Abordagem quanto o papel do educador, educando, processo educativo.

§ 6. Análise dos Discursos do Educador Sathya SaiAprofundamento no estudo dos cinco valores (Verdade, Retidão, Paz, Amor, e Não Violência).

§ 7. Curso Básico de Educação em Valores HumanosMetodologia e linguagem a serem utilizadas nos Cursos Básicos de Educação em Valores Humanos do Instituto. Treinamento.

§ 8. O Trabalho Voluntário Compromisso e comprometimento no trabalho voluntário. Por que ser um voluntário? O que é o trabalho voluntário?

§ 9. Projeto de Conclusão do Curso: Projeto de EVH Justificativa, Objetivos, Metas, Metodologia. Elaboração de Projetos de Trabalho de EVH durante o curso com aplicabilidade do mesmo no cotidiano em sala de aula.

 

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: