Educação em Valores Humanos

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DO PROGRAMA SATHYA SAI DE EDUCAÇÃO EM VALORES HUMANOS – De 11 de fevereiro a 28 de outubro de 2017

Vocês podem ensinar o amor aos estudantes somente através do amor. Vocês estão lidando com crianças tenras, no papel de professores, guias e exemplos. Devem se preparar para estas metas, vivendo os valores que distinguem os homens.” Sathya Sai

XVII CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE “EDUCAÇÃO EM VALORES HUMANOS”

 

INÍCIO: 11/02/2017.

TÉRMINO: 28/10/2017.

DIA DA SEMANA: aos sábados.

HORÁRIO: de 9 às 16 horas.

CARGA HORÁRIA: 350 horas.

ENDEREÇO: rua do Bosque, 405 – Barra Funda – São Paulo, SP – Cep 01136-000.

NOME DO RESPONSÁVEL: Lia Mara Novaes.

APOIO: Gilberto J. V. Barbosa / Lívia Savastano / Marcos Gomes / Maria Mikó.

E-MAIL: liamaranovaes@hotmail.com

TEL.: (11) 97492-4886 

 

CRONOGRAMA:

Fevereiro: 11 (início) e 18 de fevereiro, 2017
Março: 11 e 25 de março, 2017
Abril: 01 e 08 de abril, 2017
Maio: 06, 20 e 27 de maio, 2017
Junho: 03 e 17 de junho, 2017
Julho: 01 e 02 (imersão) de julho, 2017
Agosto: 05 e 19 de agosto, 2017
Setembro: 02, 16 e 30 de setembro, 2017
Outubro: 21 e 28 (término) de outubro, 2017

Complementação pedagógica: participação em congressos, visitas a exposições de artes plásticas e musicais e elementos congêneres, estágio em Curso Básico.

Pré-requisito: ter feito o Curso Básico de Educação em Valores Humanos ministrado pelo Instituto Sri Sathya Sai de Educação do Brasil. Qualquer dúvida, fazer contato via e-mail.

Coordenadores: Lia Mara Novaes (participarão outros facilitadores e professores convidados).

 

Objetivo Geral

O Curso de Especialização do Instituto Sri Sathya Sai de Educação do Brasil tem como objetivo geral a formação de multiplicadores que possam, ao término do Curso, conduzir discussões dentro do âmbito de cursos ministrados no Instituto ou em outros espaços — sobre: (1) o verdadeiro significado da Educação; (2) o processo de formação de valores ao longo da Educação; (3) a natureza dos valores próprios da condição humana; e (4) o funcionamento das instituições escolares de maneira que elas possam cumprir seu papel em um processo amplo de formação humana, em suas dimensões acadêmicas e de cidadania. O Curso visa também ampliar a conscientização dos multiplicadores no trabalho de Valores Humanos e na utilização do Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos (PSSEVH) a partir de uma vivência no trabalho teórico-prático intensivo.

 

Objetivos Específicos

O Curso pretende que os alunos tenham referências essenciais de conteúdos, de maneira que eles possam ser compreendidos, abordados e discutidos em situações educacionais. Eles incluem: (1) o significado mais profundo dos valores referidos como Verdade, Amor, Retidão, Paz Interior e Não violência; (2) a conexão desses valores entre si e com todos os valores humanos; (3) a relação entre os valores próprios da condição humana e o mundo interno (isto é, corpo físico, ego, mente, discernimento e consciência); (4) as diferenças entre discussão de valores e religião; (5) a inserção do processo de formação de valores no ambiente educacional, incluindo a relação entre a equipe pedagógica, alunos, funcionários, pais e a comunidade; (6) a compreensão do papel do educador, em ambientes educacionais ou não; (7) a relação entre postura pessoal do educador e os valores que gostaria que os alunos desenvolvessem; e (8) a relação entre valores e cultura.

 

PROGRAMAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA A CIDADE DE SÃO PAULO / 2017

Conteúdo programático geral do curso:

1) Educação, PSSEVH e Valores Humanos (o significado mais profundo dos valores; Verdade, Amor, Retidão, Paz Interior e Não violência; a relação entre esses valores e o mundo interno do ser humano: corpo físico, ego, mente, discernimento e consciência);

2) Papel do Educador, Diagnóstico do Educador e os Valores Humanos;

3) A Ética e a Escola;

4) Proposta de EVH e a Prática Escolar:

  • O educador e a excelência na elaboração das aulas. Incorporando Valores Humanos (a utilização das técnicas no método indireto: harmonização, citação, história, canto grupal e trabalho em grupo);
  • Como trabalhar com projetos pedagógicos e Valores Humanos;
  • Como a educação em valores humanos pode auxiliar na resolução de conflitos em sala de aula? Mediação de Conflitos;
  • Limites aos desejos e outros limites;
  • Música, arte e Valores Humanos;
  • 4.1) Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e Educação em Valores Humanos;
  • 4.2) A Constituição, Cidadania e EVH (O ECA: direitos e deveres);
  • 4.3) EVH, Escola e Família.

5) Estudo das Pedagogias e EVH Waldorf, Yogananda, Paulo Freire, Edgar Morin, Freinet e outros.  Abordagem quanto o papel do educado, educando, processo educativo;

6) História das Religiões (As religiões, seu papel na educação, o ensino religioso destacando os valores e o respeito às diferenças religiosas; A unidade das religiões, com particular relevância ao Cristianismo, bem como ao sincretismo religioso);

7) Análise dos Discursos do Educador Sathya Sai – Aprofundamento no estudo dos cinco valores (Verdade, Paz, Amor, Retidão e Não violência;

8) O Trabalho Voluntário – Compromisso e comprometimento no trabalho voluntário. Por que ser um voluntário? O que é o trabalho Voluntário?

9) Projeto de Conclusão do Curso: Projeto de EVH Justificativa, Objetivos, Metas, Metodologia…  Os participantes elaborarão Projetos de Trabalho de EVH durante o curso com aplicabilidade do mesmo no cotidiano em sala de aula.

 

FICHA DE INSCRIÇÃO