XI Congresso Nacional de Educação em Valores Humanos, 2016

DISCIPLINA: BUSCA DA AUTONOMIA

Dias 21 e 22 de abril, 2016 (5ª e 6ª feiras) – Feriado de Tiradentes

 

“A verdadeira finalidade da Educação é a formação do Caráter”

Sathya Sai Baba

 

Muito se fala na sociedade sobre os rumos da educação. As abordagens tratam de aspectos como melhora do desempenho acadêmico, alocação de verbas, conteúdo programático, mas normalmente deixam de considerar que alunos, professores, pais, direção e funcionários das escolas são, acima de tudo, seres humanos com suas habilidades, fragilidades, valores e expectativas.

A Educação em Valores Humanos, desenvolvida originalmente pelo educador indiano Sathya Sai Baba, visa resgatar os valores essenciais de todos nós: Amor, Verdade, Retidão, Paz e Não Violência e o ensino voltado para valorizar cada criança e mestre, por meio do autoconhecimento, da autodisciplina e do senso de comunidade. A educação não deve ser apenas para propiciar um meio de vida, mas sim para a própria vida, englobando o conhecimento acadêmico, mas também permitindo o desenvolvimento de seres humanos plenos e conscientes.

Falando em resgatar, a origem do termo Educação vem do latim Educare, que significa justamente “guiar para fora” ou “extrair”. Na verdade, os Valores Essenciais estão dentro de todos nós; o que precisamos é redescobri-los e permitir que conduzam nossas vidas em direção ao equilíbrio.

Veja as informações completas, aqui: XI Congresso Nacional de Educação em Valores Humanos, 2016