Volume II - Valor Verdade

Manual de Práticas de Educação em Valores Humanos - Volume II
Parte de Manual de Práticas de Educacão -Volume II - Valor Verdade séries:
  • Manual de Práticas de Educação em Valores Humanos - Vol. II
Edições:PDF (Português do Brasil) - 1ª Edição
ISBN: 978-85-99393-12-3
Tamanho: 21,00 x 29,70 cm
Páginas: 68

 

Manual de Práticas de Educação em Valores Humanos - Volume II

Os Volumes 2 a 6 apresentam uma reflexão mais específica sobre cada um dos cinco valores absolutos, com doze aulas pelo método direto em cada um deles, trazendo vivências de alguns valores relativos.

Essas aulas levam a uma maior compreensão dos valores absolutos e podem ser aplicadas também para grupos de professores, como forma de vivenciar os valores, auxiliando-os ainda na prática da utilização do método.

Ao final de cada volume, foram acrescentados textos complementares sobre os temas de cada aula para aprofundamento e reflexões, os quais podem servir tanto para o aprimoramento dos educadores sobre o tema abordado na lição, bem como para suscitar reflexões com o grupo.

Esses volumes estão organizados da seguinte forma:

Volume 2 - Valor Verdade

Volume 3 - Valor Retidão

Volume 4 - Valor Paz

Volume 5 - Valor Amor

Volume 6 - Valor Não Violência

O Volume 7, “Canções, Harmonizações e Dinâmicas”, traz uma coleção de canções, harmonizações e dinâmicas em grupo que são sugeridas nas aulas dos Volumes 2 a 6 e que ajudarão a enriquecer o trabalho do educador, o qual poderá montar suas próprias aulas e atividades de educação em valores humanos.

Muitas das canções sugeridas no Volume 7 encontram-se nos dois CDs que acompanham o livro e que foram compostas especialmente para um trabalho de educação em valores humanos.

Acreditamos que a publicação desta coleção possa proporcionar aos educadores as bases necessárias para auxiliá-los no sagrado papel de educar.

Excerto:

Verdade - Aspecto Intelectual

“A busca pela Verdade é desnecessária. A Verdade está em todos os lugares, a todo tempo. O indivíduo deve viver na Verdade, e não procurá-la. O homem é a encarnação da Verdade, Bondade e Beleza. Ele tem de realizar a Verdade e demonstrá-la em pensamento, palavra e ação, sendo Ela, a verdadeira base da existência. Conheça a Verdade e esta o tornará forte, inalterável, consciente da irmandade Universal, livre dos apegos da luxúria e da ira”. Sathya Sai

A verdade é a mais alta regra de conduta ou moralidade. Mahatma Gandhi disse: “A Verdade é Deus e Deus é a Verdade”, como o fogo queima as impurezas e refina o ouro, assim o fogo da verdade limpa o indivíduo e queima as impurezas de sua mente. Pressupõe-se a perfeita veracidade do pensamento, da palavra e da ação. A mentira, sob qualquer forma, coloca o indivíduo em desarmonia com a lei da Verdade.

LEIA MAIS

Quando alguém está alicerçado na Verdade, reza com o coração puro, então as coisas de que realmente necessita virão a ele, sem que ele precise correr atrás delas. O homem firmemente estabelecido na verdade obtém o fruto de suas ações aparentemente sem fazer coisa alguma. Deus, fonte de toda Verdade, supre suas necessidades e cuida de seu bem-estar. Cristo disse: “Procurai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo.”

Fazendo indagações sobre a verdade, Paramahansa Yogananda nos questiona: “De onde provém a nossa verdadeira personalidade?”

Respondendo a este questionamento, ele nos relata: “Vem de Deus. Ele é Consciência Absoluta, Existência Absoluta e Bem-Aventurança Absoluta. O impulso imperioso para ser e fazer o que seja o mais nobre, o mais belo do que sejamos capazes é a mola propulsora de todas as realizações elevadas. Empenhamo-nos pela perfeição aqui na Terra porque ansiamos por recuperar nossa unidade com Deus. A alma é absolutamente perfeita, mas quando ela se identifica com o corpo, as imperfeições humanas distorcem sua expressão.”

O Programa de Educação em Valores Humanos aborda, neste Volume, a Verdade com seus valores relativos, que é apresentado no primeiro capítulo, e corresponde ao aspecto intelectual da personalidade humana.

VOLTAR