Apresentação do Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos

Manual de Práticas de Educação em Valores Humanos - Volume I
Parte de Apresentação do Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos séries:
  • Manual de Práticas de Educação em Valores Humanos - Volume I
Edições:PDF (Português do Brasil) - 1ª Edição
ISBN: 978-85-99393-14-7
Tamanho: 21,00 x 29,70 cm
Páginas: 90

 

Manual de Práticas de Educação em Valores Humanos - Volume I

A coleção “Manual de Práticas de Educação em Valores Humanos” foi elaborada pelo Instituto Sathya Sai de Educação do Brasil, cujo principal objetivo é divulgar o Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos, proposto pelo educador indiano Sathya Sai.

Este primeiro volume “Apresentação do Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos - (PSSEVH)” oferece aos professores e educadores uma oportunidade para reflexões muito significativas sobre a educação e são expostos os fundamentos da filosofia da proposta, com um histórico do desenvolvimento do Programa pelo educador Sathya Sai.

Relata, também, o desenvolvimento do programa no Brasil e em outros países e as bases filosóficas que fundamentam essa nova maneira de compreender a educação.

Também estão neste volume alguns modelos gerais de planos de aulas, com detalhes sobre como aplicar cada técnica para trabalhar os valores escolhidos propondo uma transformação do sistema educacional para uma nova visão sobre o verdadeiro papel da educação.

Além disso, disponibiliza um material diversificado para confecção de aulas e atividades que podem ser desenvolvidas com o objetivo de trabalhar os valores humanos em crianças, jovens e adultos.

Excerto:

O Propósito do Programa

O propósito do Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos (PSSEVH) é formar o caráter. Para isso, são trabalhados todos os aspectos da personalidade da criança, desenvolvendo seu potencial, tornando-a apta a viver sua vida com plenitude.

Para Sathya Sai, caráter é a unidade entre pensamento, palavra e ação. O caráter torna a vida imortal. Há quem diga que saber é poder, mas eu digo que caráter é poder. Até a aquisição de conhecimento depende de um bom caráter, de modo que todos devem aprender a forjar um caráter impecável, sem vestígios de maldade. As qualidades que integram um bom caráter são: o amor, a paciência, a perseverança e a compaixão. Essas qualidades contêm todas as outras mais elevadas e precisam ser respeitadas.

LEIA MAIS

Como afirma Sathya Sai, ao invés de mera aquisição desenfreada de informações, a educação deveria promover sabedoria, ou seja, o conhecimento posto em prática. Isso não reduz a importância da formação acadêmica. Apenas tira a formação acadêmica da condição de meta final ou única, para transformá-la em ferramenta necessária. A educação não tem como finalidade conferir um “meio de vida”, mas prepara para toda a vida.

A educação deveria inspirar um modo de vida a ser vivido com dignidade e equilíbrio, suportando igualmente os êxitos e fracassos inevitáveis em seu percurso, procurando sempre manter uma mente equânime. Ambos, sucesso e fracasso, devem levar ao aprendizado, ao invés de gerar orgulho ou depressão.

O PSSEVH é uma filosofia educacional, e, desse modo, requer algumas ferramentas pedagógicas, instrumento muito flexível para o trabalho com Valores Humanos. Muitos de seus conceitos e estratégias utilizadas são compartilhados por outras correntes pedagógicas ou mesmo por professores inspirados na educação formal. O fato de ser bastante maleável em sua aplicação faz com que possa ser utilizado, inclusive, dentro de uma estrutura pedagógica tradicional, seja ela Construtivista, Montessoriana, Waldorf etc.

O Instituto Sathya Sai de Educação do Brasil dá suporte gratuito a escolas que tenham interesse em ter palestras, aulas, grupos de estudo ou suporte para o desenvolvimento do programa. O PSSEVH pode ser difundido fora do contexto do Instituto, desde que gratuitamente. O Programa não pode ser mercantilizado.

VOLTAR