Volume V - Valor Amor

Manual de Práticas de Educação em Valores Humanos - Volume V
Parte de Manual de Práticas de Educação - Volume V - Valor Amor séries:
  • Manual de Práticas de Educação em Valores Humanos - Vol. V
Edições:PDF (Português do Brasil) - 1ª Edição
ISBN: 978-85-99393-15-4
Tamanho: 21,00 x 29,70 cm
Páginas: 82

 

Manual de Práticas de Educação em Valores Humanos - Volume V

Os Volumes 2 a 6 apresentam uma reflexão mais específica sobre cada um dos cinco valores absolutos, com doze aulas pelo método direto em cada um deles, trazendo vivências de alguns valores relativos.

Essas aulas levam a uma maior compreensão dos valores absolutos e podem ser aplicadas também para grupos de professores, como forma de vivenciar os valores, auxiliando-os ainda na prática da utilização do método.

Ao final de cada volume, foram acrescentados textos complementares sobre os temas de cada aula para aprofundamento e reflexões, os quais podem servir tanto para o aprimoramento dos educadores sobre o tema abordado na lição, bem como para suscitar reflexões com o grupo.

Esses volumes estão organizados da seguinte forma:

Volume 2 - Valor Verdade

Volume 3 - Valor Retidão

Volume 4 - Valor Paz

Volume 5 - Valor Amor

Volume 6 - Valor Não Violência

O Volume 7, “Canções, Harmonizações e Dinâmicas”, traz uma coleção de canções, harmonizações e dinâmicas em grupo que são sugeridas nas aulas dos Volumes 2 a 6 e que ajudarão a enriquecer o trabalho do educador, o qual poderá montar suas próprias aulas e atividades de educação em valores humanos.

Muitas das canções sugeridas no Volume 7 encontram-se nos dois CDs que acompanham o livro e que foram compostas especialmente para um trabalho de educação em valores humanos.

Acreditamos que a publicação desta coleção possa proporcionar aos educadores as bases necessárias para auxiliá-los no sagrado papel de educar.

Excerto:

Amor - Aspecto Psíquico

Verdade, Paz, Retidão e Não Violência não existem separadamente. São essencialmente dependentes do Amor. Quando o Amor é associado a pensamentos, torna-se Verdade. Quando o Amor motiva suas atividades, torna-se Retidão. Quando seus sentimentos estão saturados com Amor, seu coração é preenchido por uma suprema Paz. Quando você permite que o Amor guie seu entendimento e raciocínio, então sua inteligência fica saturada de Não Violência.

LEIA MAIS

Há apenas uma lei guiando e guardando este mundo - a lei do amor. A característica do homem é o amor, sua natureza é o amor. A maior virtude é o amor. O amor é a base do caráter. O amor flui daqueles que são humildes. Não pode surgir naqueles que são vaidosos e pomposos. O amor não deve fluir apenas da língua ou da cabeça, mas principalmente do coração. O amor não busca nenhum retorno. O amor sabe apenas dar, não receber pelo dar, e perdoar. Para o amor verdadeiro, o amor é sua própria recompensa. O amor cresce através do serviço. O amor nasce no ventre do serviço. Ame mais e mais as pessoas. Ame-as mais e mais intensamente. Transforme o amor em serviço.

É para transformar a natureza do homem, do animal ao humano, que o amor vem servindo como uma força poderosa. Amar todos os seres: isto é suficiente. Ame sem nenhuma expectativa em troca. Ame porque sua natureza original é o amor. Quando os outros estiverem felizes, fique feliz também. Quando estiverem em miséria, tente aliviar seu fardo com o melhor de sua habilidade. Pratique o amor através do serviço desinteressado. Se você quer felicidade, se você quer paz, deve dar amor. Somente através do amor vai encontrar a paz interior. O amor vive pelo dar e perdoar.

O amor deve ver o melhor nos outros, e não o pior. O amor pode transformar o homem num ser Divino; ele o ajuda a manifestar o Divino, que é sua essência. O homem é o amor encarnado. Ele tem sede de amor e encontra verdadeira alegria em amar e receber amor altruísta. Ame a todos como personificações do mesmo princípio Divino. O amor pode domesticar até mesmo a mais feroz das feras. Comece a derramar amor para todos os membros de sua comunidade e, gradualmente, expanda esse amor para incluir toda a humanidade e até as mais humildes criaturas.

O Amor corresponde ao aspecto psíquico da personalidade humana. No Programa de Educação em Valores Humanos, o nível psíquico do ser humano está associado à técnica do canto em grupo e, consequentemente, à manifestação do amor, pois o canto em grupo e a música por si só são meios eficazes para abrir o coração, fazendo aparecer sentimentos de harmonia, cooperação, amizade, alegria etc.

VOLTAR