Volume III - Valor Retidão

Manual de Práticas de Educação em Valores Humanos - Volume III
Parte de Manual de Práticas de Educação - Volume III - Valor Retidão séries:
  • Manual de Práticas de Educação em Valores Humanos - Vol. III
Edições:PDF (Português do Brasil) - 1ª Edição
ISBN: 978-85-99393-13-0
Tamanho: 21,00 x 29,70 cm
Páginas: 90

 

Manual de Práticas de Educação em Valores Humanos - Volume III

Os Volumes 2 a 6 apresentam uma reflexão mais específica sobre cada um dos cinco valores absolutos, com doze aulas pelo método direto em cada um deles, trazendo vivências de alguns valores relativos.

Essas aulas levam a uma maior compreensão dos valores absolutos e podem ser aplicadas também para grupos de professores, como forma de vivenciar os valores, auxiliando-os ainda na prática da utilização do método.

Ao final de cada volume, foram acrescentados textos complementares sobre os temas de cada aula para aprofundamento e reflexões, os quais podem servir tanto para o aprimoramento dos educadores sobre o tema abordado na lição, bem como para suscitar reflexões com o grupo.

Esses volumes estão organizados da seguinte forma:

Volume 2 - Valor Verdade

Volume 3 - Valor Retidão

Volume 4 - Valor Paz

Volume 5 - Valor Amor

Volume 6 - Valor Não Violência

O Volume 7, “Canções, Harmonizações e Dinâmicas”, traz uma coleção de canções, harmonizações e dinâmicas em grupo que são sugeridas nas aulas dos Volumes 2 a 6 e que ajudarão a enriquecer o trabalho do educador, o qual poderá montar suas próprias aulas e atividades de educação em valores humanos.

Muitas das canções sugeridas no Volume 7 encontram-se nos dois CDs que acompanham o livro e que foram compostas especialmente para um trabalho de educação em valores humanos.

Acreditamos que a publicação desta coleção possa proporcionar aos educadores as bases necessárias para auxiliá-los no sagrado papel de educar.

Excerto:

Retidão - Aspecto Físico

“Um caminho de mil quilômetros começa com o primeiro passo.”
Lao-Tsé

“Um bom exemplo é o melhor sermão.”
Provérbio inglês

A primeira coisa que vem à tona no homem é o Amor. Começa amando sua mãe, pai, irmãos e irmãs, parentes, amigos e ama a natureza. Do mesmo modo, essa vida começa com Amor. O mesmo Amor é expandido em nossas palavras, ações e pensamentos.

O reflexo e a faísca que vierem à tona a partir do Amor são chamados de Verdade. O mesmo Amor, quando se manifesta em ação é chamado de Retidão. Amor na ação é moralidade e Retidão é oferecer serviço-sem-ego, sem desejar recompensa, a todos que necessitam.

LEIA MAIS

Descobrir quem somos é a razão de nossa vida. O aspecto físico é o veículo da ação que permite a manifestação concreta da consciência. A nossa personalidade assume papéis e assim enfrenta forças opostas e conflitantes ao viver a natureza sensorial em busca da vivência da natureza divina. A retidão surge do aprimoramento do caráter pela contínua busca de si mesmo.

Na retidão estão a conexão com a consciência, a sintonia cósmica e a vitória. A vivência relativa do valor faz da vida algo digno e útil pelo discernimento entre o certo e o errado, o que fere ou alegra nossa consciência.

Agir corretamente é ouvir a voz interna que contribui para o crescimento da criatividade e do talento em busca do autoconhecimento e do bem-comum. É um valor humano, porque só o homem pode moldar e escolher o próprio comportamento.

O conteúdo desta Unidade foi desenvolvido com base nos ensinamentos de Sathya Sai e de muitos outros mestres que exploraram aspectos da Retidão.

VOLTAR