Por Inez Cabral

É com grande alegria que repasso para vocês links de textos muito especiais escritos pelo consultor escocês Simon Robinson.

Simon e sua esposa, a brasileira Maria Auxiliadora Moraes Robinson nos brindaram, durante o X Congresso Nacional de Educação em Valores Humanos, que aconteceu em Ribeirão Preto, com uma bela palestra sobre “A Jornada para a Fase Adulta – Colocando os Valores Humanos em Ação”.

No primeiro link que lhes envio, Simon fala sobre o “prazer e honra” que foi para ele e Maria (que nós chamamos Dôra) terem participado do Congresso, além de discorrer sobre reflexões, temas, encontros, oficinas e demais momentos do congresso…

http://transitionconsciousness.wordpress.com/2014/04/19/the-10th-brazilian-national-sri-sathya-sai-congress-on-education-in-human-values/

Fazendo um breve parêntesis: Para nós – do Ceará – foi gratificante ouvir a Maria Auxiliadora encerrar sua palestra relatando sua feliz experiência, no final do ano de 2012, durante a escolha das entidades que receberiam o “Selo ABRINQ”. Ela faz parte da equipe selecionadora dos ‘finalistas’ e disse-nos que ouviu o depoimento comovente da Profª Dra. Paula Santos, Coordenadora do Curso de Pedagogia da PUC-SP, sobre a visita que fizera à Escola Prof. Clodomir Teófilo Girão (Eusébio-CE), que adota o Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos (PSSEVH), desde 2004. A “Estação da Luz”, mantenedora da Escola, se inscrevera para receber o importante Selo, como “Projeto EDUCARE” (o PSSEVH também é chamado Programa Sathya Sai Educare). A Profª Paula Santos declarou que, apesar de tantos anos na Pedagogia, jamais ouvira falar no nome desse educador indiano – Sathya Sai Baba -, e que ficara emocionada ao ver o comportamento amoroso, a doçura e alegria dos olhos das crianças, “alegria que brotava de dentro”…. Para todas nós – profª Eliana Moraes (Coordenadora Pedagógica da Escola) e facilitadoras do Núcleo do Instituto Sai de Fortaleza(CE) presentes ao Congresso – foi uma alegria ouvir este relato sobre o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo desses 10 anos! E, como você sabe, o “Projeto EDUCARE” foi um dos 4 finalistas agraciados com o “Selo ABRINQ”no ano de 2012.

No segundo link, o Simon comenta a palestra do Pedro Hartung, do Instituto ALANA, sobre o “Consumismo Infantil e Valores”.

http://transitionconsciousness.wordpress.com/2014/04/20/hyper-consumption-in-infancy-and-the-defence-of-children-and-childhood/